Geologia

Home »  Página inicial »  Geologia

GEOLOGIA

A Geologia origina-se do grego γη- (ge-,”a terra”) e λογος (logos, “palavra”, “razão”), é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que originou sua forma. A geologia foi essencial para determinar a idade da Terra, que se calculou ter cerca de 4,6 bilhões de anos e a desenvolver a teoria denominada tectônica das placas segundo a qual a litosfera terrestre, que é rígida e formada pela crosta e o manto superior dispõem-se fragmentada em várias placas tectônicas as quais se deslocam sobre a astenosfera que tem comportamento plástico.

Geologia é uma ciência que estuda a Terra. Ela propõe-se a descrever e explicar a origem, aspectos, e disposição dos materiais constituintes do globo terrestre, bem como, entender os processos que permitem a formação destes mesmos materiais e da própria história da vida que se desenvolveu no planeta.

Entretanto, a geologia moderna não trata só de rochas, solos, terremotos e dinossauros. A pesquisa de petróleo, carvão e de água, a prospecção e exploração de jazidas minerais, a escolha de lugares para a fundação de barragens hidroelétricas, auto-estradas, pontes, aeroportos e outros trabalhos de engenharia civil, a melhoria e proteção dos solos de cultura, dos riscos urbanos, tais como, enchentes, deslizamento de terra, destino do lixo das grandes cidades são temas, cuja solução, depende dos dados fornecidos pela geologia. Assim, a geologia pode ser dividida em duas categorias: Geologia Pura e a Geologia Aplicada.

Os processos geológicos estão presentes no nosso dia-a-dia. Enchentes, deslizamentos, condições climáticas rigorosas, terremotos são alguns eventos que nos chamam mais a atenção. Outros, que se desenvolvem ao longo do tempo geológico, por exemplo, a deriva continental é um destes processos que mostra a Terra como um planeta dinâmico. Doze placas continentais se movem ora em rotas de colisão, ora se afastando. Olhando o mapa mundo, quem nunca teve a vontade de juntar o litoral da América do Sul ao litoral Africano?

A grandiosidade da atividade vulcânica consegue, ao mesmo tempo, encantar e aterrorizar o espectador. É a manifestação da imensa força da natureza. O calor interno do planeta, acumulado durante o decaimento dos elementos radioativos, é liberado no momento da erupção vulcânica. As atividades vulcânicas estão associadas às linhas de junção das placas tectônicas, que se movimentam durante a deriva dos continentes.

Os terremotos como os vulcões, têm a mesma capacidade de amedrontar o espectador. São incontáveis os exemplos de tremores de terra que tanto prejuízo causaram ao longo da história da civilização. A grande maioria dos terremotos está associada a eventos geológicos de deriva continental e atividade vulcânica.